sábado, 6 de fevereiro de 2010

Vidais - História e Monumentos


Vidais é uma pequena povoação na freguesia do concelho de Caldas da Rainha. Pertenceu em 1527 ao termo de Alvorninha e em 1798 foi sede de freguesia. Outrora teve um hospital, fundado pelos confrades do Espírito Santo.

Próximo de Vidais, no lugar do Casal do Rei (Casais da Memória), existiu um arco encimado pela estátua de D. Afonso Henriques, a quem chamavam "O Rei da Memória".  


Marcava também o início dos Coutos e ostentava os dizeres: "O santo rei D. Afonso Henriques, fundador de Alcobaça".

Também, se conta que D. Afonso Henriques, na sua campanha de conquista rumo a Santarém, vindo de Leiria, acampou naquele lugar que é hoje conhecido por Casais da Memória. Ali, à noite, o rei, após ter subido a uma pequena colina e ter visto as luzes dos mouros nas muralhas escalabitanas, prometeu dar aos Monges de Cister todas as terras que avistava dali até ao mar, caso conseguisse expulsar os mouros do dito povoado. E assim foi cumprida a promessa, dando origem aos Coutos de Alcobaça.


No local da promessa feita pelo rei (ao cimo da Rua de Cister, da actual povoação designada por Arco da Memória) foi levantada uma estátua de D. Afonso Henriques. Mais tarde foi construído um arco (o Arco da Memória) e, no seu cimo aplanado foi colocada a estátua do nosso primeiro rei. Assim, o Arco da Memória permaneceu até aos dias em que a fúria Republicana, que não concordava com o regime monárquico, destruiu o monumento, no dia 12 de Janeiro de 1911, no entanto também há uma versão que diz que o Arco ruiu devido a um tremor de terra.

A estátua de D. Afonso Henriques foi vandalizada e abandonada. Mais tarde, foi salva por um habitante local (Sr. Joaquim Martins) que a enterrou e participou o feito às autoridades das Caldas da Rainha. Depois, mais tarde, a estátua foi levada para a cidade de Leiria pelo Engº Afonso Zuquete que naquele tempo dirigia as obras de solidificação do castelo daquela cidade. Actualmente, a estátua está situada no mirante da Avenida Ernesto Korrodi, no sopé do monte onde assenta o Castelo de Leiria.


No dia 28 de Junho de 1981, foi inaugurada a réplica do Arco da Memória com o contributo da população e de várias entidades públicas e privadas. Desde essa altura que tem havido um grande esforço para que a estátua do rei D. Afonso Henriques volte a ocupar o seu lugar, no cimo do novo Arco da Memória, na Freguesia de Vidais.

Trabalho realizado por: Sara Cristina Nazaré Serrazina, nº 23 (Grupo 2)

Fonte: Armando Macatrão, artigo publicado no Jornal da Caldas, no dia 24 de Junho de 2009 / Albuquerque, Maria Zulmira;“Por terras dos antigos coutos de Alcobaça”; 1994, Tipografia Alcobacense.

Sem comentários: