domingo, 23 de maio de 2010

Carvalhal de Aljubarrota - História e Monumentos


O Carvalhal de Aljubarrota é uma aldeia que pertence actualmente à freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres, mas que em tempos pré-históricos, período neolítico, foi uma importante povoação.

Ermida ou Capela de Santo Amaro


No Carvalhal existe uma antiga ermida de invocação a Santo Amaro, com uma imagem de vulto e também é de invocação a Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugual..

Esta capela ostenta a data de 1669, no entanto, pensa-se que será mais antiga, sendo mesmo uma das mais antigas do distrito de Leiria.

Infelizmente encontra-se hoje muito descaracterizada, devido a sucessivas obras de restauro que sofreu ao longo do tempo e que lhe modificaram a fisionomia inicial.

Tem um pequeno cruzeiro situado À sua frente e é digna de ser visitada.


Festa de Santo Amaro
 

Santo Amaro é o padroeiro do Carvalhal de Aljubarrota. A festa dura três dias e realiza-se no fim-se-semana mais próximo do dia de Santo Amaro, que é a 15 de Janeiro.

No Sábado há quermesse, serviço de restaurante e baila à noite.

O Domingo começa com o peditório pelas casas das gentes da povoação e recolha das fogaças. Pelo meio dia, realiza-se missa solene seguida de procissão onde vão andores de vários santos, estandartes e muito povo.

É costume colocaram-se colchas nas janelas e varandas e cobrir-se o pavimento com verdura e pétalas. Terminada a procissão há festa no arraial com vários jogos tradicionais, venda de oferendas em leilão e baile para a noite.

Segunda-feira, o arraial continua com música gravada havendo novamente baile pela noite. Durante os três dias há lançamento de foguetes e serviço de restaurante com os melhores petiscos e bebidas da região.


Festa de Nossa Senhora da Conceição

Esta festa realiza-se no primeiro fim-se-semana de Julho e dura três dias.

Começa no Sábado com a quermesse, o serviço de restaurante e o baile.

O Domingo inicia-se com o peditório feito porta a porta e a recolha de fogaças. Celebra-se uma missa pelas 14 horas, seguida de procissão com os andores de vários santos, as fogaças e as bandeiras.

A procissão percorre as ruas principais da aldeia, as quais são ornamentadas com arcos de verdura, flores de papel e iluminação eléctrica. Durante a procissão são lançados foguetes e o sino toca a repique.


Estação Arquológica do Carvalhal de Aljubarrota


No Carvalhal existe também uma importante estação arqueológica com muitas grutas pré-históricas.

É uma rica zona arqueológica, onde podem ser encontradas numerosas grutas, a maior parte já exploradas e estudadas, pelo arquiólogo Manuel Vieira Natividade.



Cruzeiro 

Localiza-se no adro da Igreja. É uma construção de arquitectura religiosa do séc. XIX, para utilização devocional. Sobre plataforma quadrangular, base com duas cartelas, que numa face possui uma data 13-1-1888. Noutra, as siglas A.M.E.. A Coluna de Fuste é um monolítico quadrangular, encimado por uma cruz do Ordem de Cristo, com ornatos em forma de concha na intersecção dos braços e de ondas incisas nas faces da cruz.



Fonte 



Trabalho elaborado por: Trabalho elaborado por:  Adriana Ferreira, nº 01, Catarina Martinho, n º11, Fabiana Costa, nº 14, Patrícia Serrazina, nº 20, Sara Serrazina, nº 23, 7º,F, Grupo 2

Sem comentários: